Os seguintes documentos foram escolhidos para representar exemplos da proposta de análise diplomática e tipológica dos documentos da Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica (DAIA):
1. Tipologia documental: Termo de compromisso de estágio
2. Espécie documental: Termo
3. Função: Dar ciência e permitir que o aluno exerça um estágio, além de definir todos os parâmetros que se relacionam a tal exercício, como remuneração, horário, local, responsáveis pela supervisão, entre outros.
4. Trâmite: Emitido pelo órgão de integração entre a escola e a empresa, deve seguir para o órgão onde o aluno pretende trabalhar, para que o seu futuro supervisor dê ciência e anexe o plano de atividades contendo todas as suas funções. Depois, deve ir para a coordenadoria do curso do estudante, para que a coordenadora dê ciência e verifique se suas funções estão de acordo com o curso e com sua profissão. O DAIA é o último a assinar, habilitando o estudante a exercer o estágio.
5. Descrição (Conteúdo): Nome completo do estudante e seu endereço, telefone, e-mail, curso, matrícula e escola em que estuda, CEP, CEP, código na instituição integradora e endereço da escola, executor do convênio na escola. Nome e razão social do órgão em que trabalhará, CNPJ, CEP, endereço, supervisor, representante da empresa e seu código na instituição integradora. Descrição das cláusulas do contrato, como remuneração, vigência, local, jornada de trabalho e outros.
6. Entidade emissora: órgão integrador entre escola e empresa de trabalho, como por exemplo, o CIEE
7. Entidade Receptora: DAIA, aluno, órgão contratante e órgão de integração entre a escola e a empresa.
8. Sinais de validação: Assinatura do profissional competente no DAIA e seu carimbo contendo seu cargo, assinatura do aluno e assinatura do representante da instituição contratante, também contendo seu cargo
9. Vigência administrativa: enquanto vigorar o contrato, que é de seis meses, podendo ser estendido por mais três períodos iguais.
10. Legislação: Regimento Geral da UnB, Lei 11.788/2008
11. Data tópica: local de vigência do contrato.
12. Gênero: textual
13. Suporte: papel
14. Forma: originais múltiplos
15. Formato: folhas múltiplas.
OBS: A DAIA não separa a documentação em dossiês. Uma vez recebidos os TCEs, há uma verificação do recebimento no sistema e após isso, o TCE é guardado em ordem alfabética, mas sem presença de dossiês.
16. Tipologia documental: Avaliação de Estágio
17. Espécie documental: Avaliação
18. Função: Medir satisfação e aprendizado tanto do estudante quanto da empresa em relação ao estágio realizado.
19. Trâmite: Emitido pela DAIA, avaliado e assinado pelo estudante, levado para ciência e aprovação da coordenadoria do curso. Por fim, levado ao DAIA, para anexação ao termo aditivo ou termo de desligamento.
20. Descrição (Conteúdo): Endereço do estudante, CEP, curso, escola, telefones, e-mail. Nome do supervisor, cargo, local na instituição contratante onde trabalha (i.e. Seção de Arquivo), telefone e e-mail. Direitos do contrato, como vale-transporte, férias remuneradas e assistência médica. Questionário de satisfação quanto ao estágio (para o estagiário). Análise do estagiário feita pelo supervisor. Anexação do plano de atividades de estágio para aprovação da coordenadoria do curso.
21. Entidade emissora: DAIA
22. Entidade Receptora: instituição contratante
23. Sinais de validação: assinatura do estagiário, assinatura e carimbo do supervisor, assinatura e carimbo do coordenador do curso.
24. Vigência administrativa: enquanto vigorar o contrato.
25. Legislação: Lei 11.788/2008
26. Data tópica: local de vigência do contrato
27. Gênero: textual
28. Suporte: papel
29. Forma: cópia
30. Formato: folhas múltiplas.
31. Tipologia documental: Folha de Frequência de Monitores Remunerados
32. Espécie documental: Folha de Frequência
33. Função: comprovar assiduidade do monitor
34. Trâmite: Sai da instituição onde o aluno é monitor e é levado ao DAIA
35. Descrição (Conteúdo): órgão responsável pela monitoria, cota de bolsistas, período e parcela, professor responsável pela monitoria e seu telefone, chefe ou coordenador do departamento e seu telefone. Nome, matrícula e CPF do aluno, além da avaliação sobre ter cumprido ou não a frequência necessária. Nome e matrícula dos possíveis alunos excluídos, além de código das disciplinas e data da exclusão. Data, validação e nome e matrícula do responsável pelo envio ao DAIA
36. Entidade emissora: Órgão responsável pela monitoria
37. Entidade Receptora: DAIA
38. Sinais de validação: assinatura do chefe ou coordenador de departamento, junto de carimbo com sua função.
39. Vigência administrativa: enquanto durar a monitoria
40. Legislação: ----------
41. Data tópica: local de exercício da monitoria
42. Gênero: textual
43. Suporte: papel
44. Forma: original
45. Formato: folha avulsa